Decoração com mármore: 10 ideias para usar pedra nos ambientes
Seja no quarto, na cozinha, no banheiro ou na sala, o mármore é a principal escolha quando o assunto é sofisticação
Sinônimo de sofisticação e bom gosto, o mármore é um verdadeiro hit da decoração. Presente em projetos com os mais variados estilos, a pedra pode assumir diferentes usos que vão além do piso e das bancadas. Com criatividade, o revestimento surge imponente e rende composições criativas para diversos ambientes dentro de casa - ou de apartamentos, claro!
Inspire-se com 10 ideias diferentes para usar o mármore na decoração:
Toques de cor na cozinha
Este ambiente assinado por Lynne Bradley é um bom exemplo de como a mistura de cores e texturas, quando bem-dosada, pode funcionar em qualquer cômodo. Aqui, a cozinha recebeu armários verdes e mármore rosa numa composição rebuscada e criativa. Com delicadeza, a pedra norueguesa traz frescor e molda não só a bancada, mas também uma pequena parte da parede, combinando com o azulejo texturizado branco.
Estilo clássico
Para os fãs do estilo clássico na decoração, o revestimento é presença obrigatória. Marcada pela escolha de materiais nobres e rebuscados, a estética naturalmente apela para o uso do mármore. Neste apartamento de 590 m² em São Paulo, por exemplo, a pedra aparece nas paredes e no piso, pontundo o visual e demarcando os diferentes ambientes de forma estratégica.
Na cozinha
Se uma composição de impacto é que você procura, aposte no mármore na cozinha. No ambiente acima, ele ganha status de protagonista na forma de um luxuoso painel, cuja os veios da pedra brilham em meio ao décor minimalista e monocromático. E que tal os acessórios? Apesar de sutis, as tábuas e as colheres de pau são indispensáveis para equipar o ambiente.
No mobiliário
E engana-se quem pensa que revestir é a única função do mármore. Quando esculpida e lapidada, a pedra pode originar peças de mobiliário incríveis. Nesta sala de estar, o material se destaca como o elemento principal na forma de mesinhas de centro redondas, que brincam com a geometria presente no piso, nas poltronas e nos quadros pendurados na parede.
Mesa de jantar
A combinação de mármore e aço resultou num visual suntuoso para esta sala de jantar assinada pelo escritório Co-direction Interior Design. O pé-direito duplo aumentou a área vertical e permitiu que peças de grande volume fossem escolhidas para o ambiente – sem sobrecarregá-lo.
Inspiração glam
Num chalé suíço, o banheiro criado pelo escritório Humbert & Poyet usa e abusa da elegância da pedra. Para criar uma atmosfera glam e refinada, as paredes foram revestidas por mármore e incrementadas com metais dourados. A exemplo desta área molhada impecável, o chuveiro de teto é uma ótima opção para sair do convencional.
No quarto
Pouco utilizado na decoração de quartos, o mármore aparece no projeto do CJ Studio de uma forma inusitada. Híbrido, o ambiente se divide entre closet e banheiro, apesar de não haver uma separação clara entre eles. Para delimitar a área da cama baixa e da ala íntima, o escritório apostou em uma estrutura de mármore que eleva a zona da banheira, criando uma demarcação visual mais precisa e, ainda assim, integrada.
Elegância discreta
Em Milão, o apartamento assinado pelo estúdio Elisa Ossino encanta com seus ambientes elegantes e discretos. A sala de jantar com mesa de mármore e teto rosa é o ponto alto: peças coloridas e o piso com mosaico renovam o cômodo, que faz parte de um palazzo de 200 anos situado na região de Brera. Aqui, a mesa redonda com recortes em preto e branco adquire status de obra de arte decorativa.
Painel de destaque
Neste apartamento em São Paulo, a pedra é quem dita o tom do décor. Em destaque no living, o revestimento aparece num grandioso painel ao fundo do estar, deixando os nervos do mármore em completa evidência. Já no piso, o aspecto brilhante natural da rocha polida reforça a alma sofisticada do projeto.
Um pequeno detalhe
Quem atravessa a porta de entrada dessa casa assinada pelo arquiteto Dado Castello Branco nem se dá conta de que a cabreúva usada na parede do hall envolve o “coração da casa”. Na sala de jantar com madeira, o quadro de Fábio Miguez, na Galeria Nara Roesler, é ponto focal e leva uma generosa dose de cor ao espaço. Mas é o pequeno detalhe do aparador de mármore que arremata a nobreza do ambiente.
Via: Casa Vogue