Estilo mediterrâneo na decoração: texturas naturais e cores
O calor da região litorânea se traduz em ambientes que exalam frescor e tranquilidade
O estilo mediterrâneo remete às casas das regiões litorâneas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África. Com inspiração vinda do mar mediterrâneo, a decoração baseada nesse estilo transmite o calor e o frescor da região, por isso, cores como verde e azul estão sempre presentes na decoração. Além do branco, é claro.
Outro ponto marcante do estilo mediterrâneo é o uso de materiais naturais, como madeira, vime e pedras. Tudo isso compõem um visual leve e aconchegante. É como se sentir em uma casa de praia, mesmo que você não esteja o litoral.
Em geral, as casas desse estilo possuem grandes aberturas e terraços. As paredes costumam apresentar acabamentos com gesso ou pedra e o piso em tons de terracota, madeira ou revestimentos cerâmicos.
Destacam-se também as paredes brancas, que remetem às casinhas gregas, que ficam à beira-mar. O branco total reflete a luminosidade do sol e deixa o ambiente ainda mais claro. Veja abaixo alguns projetos inspirados nesse estilo.
Entre azuis
Típica decoração de moradas praianas, a inspiração mediterrânea é um convite para o relaxamento. Nesta casa na Espanha as influências da região ficam evidentes em todos os cômodos, sendo o azul a tonalidade protagonista. O projeto traz, ainda, elementos naturais, como a madeira, palha e sisal, para fazer o contraponto aconchegante.
Clima mediterrâneo em Los Angeles
Nesta casa, em Los Angeles, o arquiteto que assina o projeto buscou inspiração nas vilas espanholas e italianas do mar mediterrâneo, com terraços que abraçam a vista. Para conseguir um equilíbrio com o estilo contemporâneo, o arquiteto evitou o excesso de ornamentos, mantendo as fachadas limpas, com esquadrias de design simples. Revestimento de pedras, extraídas em Santa Bárbara, em alguns pontos estratégicos ajudam a equilibrar o volume da casa.
Aberta para a área de lazer
Insatisfeitos com a antiga edícula, os proprietários desta casa no Morumbi, São Paulo, quiseram renovar a área de lazer da família. O que antes era um espaço fechado, escuro e com problemas de mofo, deu lugar para um grande ambiente integrado, perfeito para receber amigos. A primeira saída encontrada pelos arquitetos foi mudar a estrutura do espaço, sem interferir na atmosfera mediterrânea que a casa toda possui.
Estrutura de pedra
Debruçada sobre a areia da praia de Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis, esta casa é dona de uma história de cerca de quarenta anos. Logo que foi construída, tornou-se ícone entre os moradores, por ter estrutura de pedra. Mais recentemente, comprada por um novo proprietário, o imóvel passou por uma reforma, mas as pedras continuam lá. Com tanto azul à vista, vindo do céu e do mar, o branco toma conta no interior da residência, como referência ao estilo mediterrâneo.
Mistura eclética
Nesta casa entre o campo e a praia na região do Algarve, em Portugal, referências ao mar mediterrâneo e ao estilo industrial se encontram em materiais rústicos, obras de arte e peças feitas sob medida com o perfume do oceano e notas de sofisticação. O imóvel se caracteriza por diferentes aberturas ao exterior, que traz a paisagem para dentro, e ambientes integrados.
Via: Casa Vogue