8 erros de decoração comuns em espaços com ambientes integrados
Conectar cozinha, sala e mesa de jantar exige equilíbrio e harmonia. Conheça alguns truques para criar um espaço com conceito aberto na medida certa
As casas que possuem conceito aberto são práticas e cheias de estilo. Mas pode ser difícil decorar, uma vez que os cômodos não são definidos e é muito mais fácil criar um ambiente caótico se os móveis não conversam entre si.
Para os que sonham com cozinhas integradas à área de jantar ou junto à sala de estar, aqui vão alguns toques para você não pisar na bola.
1. Colocar toda a mobília encostada nas paredes
Não faça uma ciranda com os seus móveis, deixando o centro livre de decoração. O próprio sofá pode servir como divisória em um conceito aberto. Seja criativo ao posicionar as peças para que a disposição seja harmoniosa.
2. Pisos diferentes
Apesar de abrigar vários cômodos em quatro paredes, colocar pisos distintos para separar as regiões da casa não é uma boa ideia. Aposte em tapetes para essa demarcação de espaço e escolha acabamentos que casam com a cozinha e a sala.
3. Muita abertura
É um paradoxo, mas aberturas muito grandes podem estragar a arquitetura. Os espaços mais fechados também podem promover conexão e, ao mesmo tempo, garantir privacidade em recantos mais íntimos, como áreas para leitura.
4. Zonas não estabelecidas
Apesar de mesclar os cômodos da casa, a regra não é "tudo junto e misturado". Você precisa delinear as áreas funcionais, incorporando sofás, luminárias, cômodas, estantes e mesas de centro, para dar forma aos espaços.
5. Não priorizar a circulação
Uma das virtudes de conceitos abertos é o equilíbrio.A circulação deve ser facilitada para criar uma certa fluidez. Deixe corredores livres, que podem ser formados pelo posicionamento dos móveis.
6. Tudo combinado
Pode parecer contraditório, mas harmonizar os ambientes não significa que você precisa combinar milimetricamente toda a mobília ou, até mesmo, as cores das paredes. Aposte em peças de diferentes alturas e comprimentos. A casa ganha mais vida com pequenas imperfeições ou a famosa baguncinha do cotidiano, como os objetos que foram comprados e adicionados à decoração com o passar dos anos. Esqueça os tecidos iguais e os acabamentos idênticos. Ao invés disso, contraste as subdivisões da casa, adicionando pontos de luz diferentes na cozinha, na mesa de jantar e na sala.
7. Má iluminação
Iluminação ruim é a assombração da maioria dos ambientes. Em lugares abertos, os efeitos de luz e sombra podem expor e esconder regiões de convívio ou mais íntimas. Luminárias decorativas criam um senso mais acolhedor e são ótimas para delimitar espaços pequenos em um contexto aberto.
8. Falta de assentos ou espaços para acomodar
Se você gosta de receber, é melhor pensar em colocar a cozinha perto da mesa de jantar ou instalar um balcão com bancos. Dessa forma, a pessoa que está servindo não ficará excluída da socialização. Especialmente em casas grandes, os assentos devem estar próximos, de forma que nenhuma cadeira fique sozinha em um cantinho. Assim, as pessoas se reunirão naturalmente para conversar, com conforto garantido.
Via: Revista Casa e Jardim